
Curadoria da Mostra Artística
Os profissionais Marco Aurélio da Cruz Souza, Jessé Cruz, Valéria Pinheiro e Bia Mattar foram os responsáveis pela seleção de 3 grupos e seus suplentes para a participação na Mostra Artística do Encontro Catarinense das Danças Populares. Conheça um pouco mais sobre o currículo artístico de cada um.
Marco Aurélio da Cruz Souza
Artista, professor e pesquisador de danças populares. Doutor e mestre em Dança pela Universidade de Lisboa - Portugal. Professor do curso de Dança e Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel, Universidade Federal de Pelotas. Homenageado com a comenda catarinense de Mérito Cultural Cruz e Souza (2021). Participação como coreógrafo em festivais de folclore e culturas populares na Bulgária, Colômbia, Argentina e em inúmeros estados do Brasil.


Valéria Pinheiro
Coreógrafa e Gestora Cultural. Uma jornada de 35 anos com a Cia. Vata - Companhia de Brincantes Valeria Pinheiro, na pesquisa de elementos da Tradição que alimentam o "corpo brincante", técnica desenvolvida ao longo desse período. Gestora do Eco Marias do Sertão, Ponto de Cultura que navega entre formação e fruição no Sertão do Ceará. Sua obra conta com 24 peças coreográficas que circulou Brasil, USA, Canadá, Japão , Europa e parte da África. Atualmente está em circulação com "Touro[bull]", uma obra que mergulha na ancestralidade de mulheres do Sertão e da região do Cariri, sua terra Natal.

Jessé Cruz
Jesse Cruz - Brincante de cultura popular. Criador da BORIGRAFIA uma metodologia para pensar criação a partir da cultura popular. Professor Doutor no Curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Santa Maria.
Bia Mattar
Artista da dança, professora, coreógrafa e produtora cultural. Mestranda em Dança pela Faculdade Angel Vianna no Rio de Janeiro. Graduada em Gestão Pública, especialista em dança e economia criativa, cultura e inovação. Há mais de 40 anos atua na profissão e tem seu trabalho reconhecido no sapateado e as danças das manifestações culturais brasileiras. Autora do livro História do Sapateado no Brasil (2020), produziu o espetáculo "O sapateado no Brasil e a conexão com o samba"(2010) e está produzindo o Encontro Catarinense das Danças Populares (2022) todos pelo prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura. Foi reconhecida por sua colaboração com a cultura catarinense recebendo a comenda da mérito cultural do Estado pela Medalha Cruz e Sousa. É frequentemente convidada para curadoria, organização, jurada e professora em festivais de dança do País. Atua efetivamente na política cultural brasileira e já foi Presidente da Aprodança (Associação Profissional de Dança de SC), Conselheira Nacional, Estadual e Municipal de Cultura.
