Bia Mattar

Bailarina, professora e coreógrafa com DRT. Produtora Cultural. Proprietária do Escritório de Projetos da Economia Criativa. Técnica em Processamento de Dados. Graduada em Gestão Pública na Univali de Itajaí, especialização em Economia Criativa, Cultura e Inovação na mesma instituição (2021). Pós-graduanda em dança na FURB - “Linguagem e Poética da Dança”. Mestranda em Dança na Contemporaneidade na Faculdade Angel Vianna (RJ).

Em artes, possui uma carreira consolidada na dança atuando em processos de criação artística, produção, difusão e formação. São 35 anos de profissão dedicados aos assuntos profissionalizantes em que passou por gestão pública, privada, participação em colegiados setoriais e conselhos de cultura em nível municipal, estadual e federal. Frequentemente é convidada como professora e jurada em festivais de dança do Brasil. Atualmente é presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina. 

Em capacitação em gestão cultural frequentou diversos cursos livres profissionalizantes em instituições renomadas como Rede CEMEC/SP , FGV, UFRGS, UFBA, CECIERJ, UFSC, Escola de Políticas Públicas do Rio de Janeiro, Escola do Legislativo de Minas Gerais e do Estado de Santa Catarina. Concluiu a formação como Facilitadora do Programa de Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos Economia Criativa do MINC em 2015 por meio da Secretaria da Economia Criativa e SENAC/DF. Concluiu o curso de Implementação dos Planos de Cultura em 2015, pela UFSC e participou como conselheira nacional de cultura da implementação do Plano Nacional de Cultura e do Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina. Como conselheira municipal das cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú contribuiu para a elaboração, implementação e revisão dos planos destes municípios.

Foi Gerente do Centro Integrado de Cultura do Estado e Consultora de Projetos da Fundação Catarinense de Cultura. Foi presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Presta assessoria técnica à diversos municípios catarinenses sobre a construção do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo), é analista e parecerista de projetos em editais de cultura. Ministra oficinas de elaboração e gestão cultural  como: Colegiado da AMFRI, AMAUC, Fórum de Gestores Culturais de Santa Catarina, Fóruns Municipais de Cultura de SC, SP e RJ.

É frequentemente convidada para palestras, cursos e discussões sobre políticas públicas culturais, financiamento à cultura e elaboração de projetos. Em 2017 recebeu a honra do mérito cultural catarinense com a medalha Cruz e Sousa.

 

site: www.epecprojetos.com

facebook: https://www.facebook.com/epecprojetos/

Pessoal

https://www.facebook.com/bia.mattar.5

https://www.instagram.com/biatap/

https://www.youtube.com/biatap

http://biamattar.blogspot.com.br

http://biatap.wixsite.com/portfólio