Bia Mattar
​
Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=F285A67BEC0E152C450103135110C8BF#
Bailarina, professora e coreógrafa com DRT. Produtora Cultural. Proprietária do Escritório de Projetos da Economia Criativa. Técnica em Processamento de Dados. Graduada em Gestão Pública na Univali de Itajaí (SC), Especialista em Economia Criativa, Cultura e Inovação(UNIVALI/SC) e especialista em “Linguagem e Poética da Dança” (FURB/SC). Mestrado em Dança na Contemporaneidade na Faculdade Angel Vianna (FAV/RJ). Doutoranda em Artes na Universidade Federal de Pelotas/RS.
Em dança, possui uma carreira consolidada e atuante desde processos de criação artística, produção, difusão e formação nesta arte. São 40 anos de profissão dedicados aos assuntos profissionalizantes onde passou por gestão de academia de dança, associação estadual de dança e colegiado nacional de dança. Frequentemente convidada como professora e jurada em festivais de dança do Brasil. Como parecerista e avaliadora de projetos mantém uma empresa de consultoria dedicada a políticas culturais e economia da dança.
Frequentou diversos cursos livres profissionalizantes de gestão cultural, elaboração de projetos, em instituições como Rede CEMEC/SP ,FGV, UFRGS, UFBA, CECIERJ, UFSC, EP Cult, Instituto Itaú Cultural entre outros. Concluiu a formação como Facilitadora do Programa de Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos Economia Criativa do MINC por meio da Secretaria da Economia Criativa e SENAC/DF em 2015. Concluiu o curso de Implementação dos Planos de Cultura em 2015, pela UFSC. Foi Conselheira Nacional de Cultura contribuindo pela elaboração do Sistema Nacional de Cultura e Plano Nacional de Dança. Trabalhou na construção Plano Estadual de Cultura de SC. Como conselheira municipal das cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú contribuiu para a elaboração, implementação e revisão dos planos destes municípios. Prestou assessoria técnica à diversos municípios catarinenses sobre a construção do CPF da Cultura – Conselho, Plano e Fundo de cultura. É frequentemente convidada para palestras, cursos e discussões sobre políticas públicas culturais, implementação de sistemas municipais de cultura, formação de conselheiros, elaboração de editais dentro das normas da administração pública.
Ex-Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis; Conselho Municipal de Política Cultural de Balneário Camboriú; Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina e Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Foi Gerente do Centro Integrado de Cultura do Estado e Consultora de Projetos da Fundação Catarinense de Cultura. Foi presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Atualmente é presidente da Aprodança, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina.
Em 2013 foi curadora do Prêmio Nacional Klauss Vianna de Dança da Funarte/MINC e em 2015, foi selecionada pelo Edital Cultura#Negócios para a Feira Internacional de Cultura em Santiago a Mil no Chile representando os festivais de dança do Brasil. Em 2017 recebeu a comenda de mérito cultural do Estado de SC, Cruz e Sousa. Em 2018 assumiu a presidência da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Em 2019 foi avaliadora do prêmio nacional de artes da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, Prêmio Descentrarte da FUNARTE. Recebeu o prêmio de incentivo à cultura do Edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura para publicação do livro História do Sapateado no Brasil. Participou ativamente dos processos de implementação e execução da Lei Aldir Blanc pelo País como forma de amenizar o impacto que a COVID-19 causou aos trabalhadores da cultura.
Em 2020 foi aprovada no edital de credenciamento de pareceristas da Fundação Catarinense de Cultura. Foi parecerista de projetos das prefeituras da região de Blumenau, Gaspar, Criciúma, Itajaí e prestou consultoria para projetos e editais para diversas prefeituras. Faz parte de diversos coletivos artísticos como Fórum Brasileiro dos Direitos Culturais, Fórum Brasileiro de Música, Dança e Ópera, Fórum Brasileiro de Sapateado, Associação Profissional de Dança de Santa Catarina, entidade da qual é a atual presidente e pela qual já publicou o Catálogo Catarinense de Dança em 2001.
Em 2021 foi palestrante e professora do curso GESTAR CULTURAL realizado pelo LIFE da UDESC, curso de formação em produção cultural a ser realizado de setembro à dezembro. Palestrante e professora de curso de elaboração de projetos de ações diversas como Edital de Projetos da ACIF – Florianópolis; Elaboração de Projetos para o Edital Elisabete Anderle aos produtores culturais da região da AMAUC; Políticas Culturais para a Dança para o Panorama Dança de Mogi das Cruzes; Elaboração de Projetos para a Escola de Dança de São Paulo da Fundação Teatro Municipal de SP. Foi eleita presidente, pela segunda vez, da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina.
Concluiu a formação em Oficinas 2CN-CLab "Cultura e a Agenda 2030 no Brasil: Projetos culturais em rede", promovido pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura e desenvolvido para uma seleção de participantes coordenado pelo Observatório Nacional de Portugal pela Universidade do Minho.
Em 2022 foi contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura do Estado de Santa Catarina com o Encontro Catarinense das Danças Populares. Com a sua pesquisa acadêmica participou e publicou artigo durante o 7º. Encontro dos Pesquisadores em Dança da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança – ANDA, juntamente com o Prof. Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza como coautor.
Em 2023 foi parecerista de projetos culturais para instituições públicas na Lei Paulo Gustavo, Lei de Incentivo à Cultura, Prêmio Funarte para eventos calendarizados da Funarte, Edital Sérgio Mamberti para Pontões de Cultura da Lei Cultura Viva da Secretaria de Diversidade Cultural do MINC, Seleção de espetáculos de Artes Cênicas do SESI/SP. Foi eleita Conselheira Estadual de Cultura na cadeira de Dança como vice-presidente do pleno. Participou como convidada do XVI Fórum Nacional de Dança na cidade de Brasília. Apresentou projeto de pesquisa, novamente em coautoria com o pesquisador Marco Aurelio no 7º. Congresso dos Pesquisadores em Dança da Associação Nacional em Dança – ANDA. O artigo resultante dessa pesquisa foi publicado na Revista Brasileira de Dança da UFRJ em janeiro de 2024. Participa da organização da 4ª. Conferência Estadual de Cultura SC. Integra o CONECTA – Conselho Nacional dos Conselheiros Estaduais de Cultura, atuando na organização da 4ª. Conferência Nacional de Cultura. Em final de 2023, teve seu projeto aprovado pelo Prêmio da Lei Paulo Gustavo da cidade de Balneário Camboriú com o projeto Semana da Dança BC – Flashmobs.
Em 2024 foi selecionada como parecerista do Ministério da Cultura por meio do edital de chamamento público. É curadora do Prêmio SESI Santa Catarina e palestrante do 1o. Seminário de Indústrias Criativas. É parecerista de projetos de artes cênicas do SESI SP. Participou do XXVIII Congresso Internacional de Antropologia, realizado no mês de maio na cidade catarinense de Salto Veloso com a palestra “Sapateios, sapateados e trupés das danças brasileiras”. Participou como professora do Festival Internacional de Sapateado – Floripa Tap em Florianópolis, Santa Catarina. Foi coreógrafa da Performance Com Tato premiado pelo Edital Paulo Gustavo da cidade de Florianópolis que conta poeticamente as sensíveis experiências de um músico cego e uma atriz surda/muda. É produtora e coordenadora do projeto Confluir – Festival Multicultural aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Catarina a ser realizado de julho à d
site: www.epecprojetos.com
facebook: https://www.facebook.com/epecprojetos/
Pessoal
https://www.facebook.com/bia.mattar.5
https://www.instagram.com/biatap/
https://www.youtube.com/biatap
http://biamattar.blogspot.com.br
http://biatap.wixsite.com/portfólio