Bia Mattar

Bailarina, professora e coreógrafa com DRT. Produtora Cultural. Proprietária do Escritório de Projetos da Economia Criativa. Técnica em Processamento de Dados. Graduada em Gestão Pública na Univali de Itajaí, pós-graduanda em Economia Criativa, Cultura e Inovação na mesma instituição (2021). Pós-graduanda em dança na FURB - “Linguagem e Poética da Dança”.

Em artes, possui uma carreira consolidada na dança atuando em processos de criação artística, produção, difusão e formação. São 35 anos de profissão dedicados aos assuntos profissionalizantes em que passou por gestão pública, privada, participação em colegiados setoriais e conselhos de cultura em nível municipal, estadual e federal. Frequentemente é convidada como professora e jurada em festivais de dança do Brasil. Atualmente é presidente da Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina e Diretora Administrativa na Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú.

Em capacitação em gestão cultural frequentou diversos cursos livres profissionalizantes em instituições renomadas como Rede CEMEC/SP , FGV, UFRGS, UFBA, CECIERJ, UFSC, Escola de Políticas Públicas do Rio de Janeiro, Escola do Legislativo de Minas Gerais e do Estado de Santa Catarina. Concluiu a formação como Facilitadora do Programa de Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos Economia Criativa do MINC em 2015 por meio da Secretaria da Economia Criativa e SENAC/DF. Concluiu o curso de Implementação dos Planos de Cultura em 2015, pela UFSC e participou como conselheira nacional de cultura da implementação do Plano Nacional de Cultura e do Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina. Como conselheira municipal das cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú contribuiu para a elaboração, implementação e revisão dos planos destes municípios.

Foi Gerente do Centro Integrado de Cultura do Estado e Consultora de Projetos da Fundação Catarinense de Cultura. Foi presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Presta assessoria técnica à diversos municípios catarinenses sobre a construção do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo), é analista e parecerista de projetos em editais de cultura. Ministra oficinas de elaboração e gestão cultural  como: Colegiado da AMFRI, AMAUC, Fórum de Gestores Culturais de Santa Catarina, Fóruns Municipais de Cultura de SC, SP e RJ.

É frequentemente convidada para palestras, cursos e discussões sobre políticas públicas culturais, financiamento à cultura e elaboração de projetos. Em 2017 recebeu a honra do mérito cultural catarinense com a medalha Cruz e Sousa.

 

site: www.epecprojetos.com

facebook: https://www.facebook.com/epecprojetos/

Pessoal

https://www.facebook.com/bia.mattar.5

https://www.instagram.com/biatap/

https://www.youtube.com/biatap

http://biamattar.blogspot.com.br

http://biatap.wixsite.com/portfólio